Bem vindos ao blog Endocrinologia em Pauta! Nele você encontrará um conteúdo fidedigno, atualizado, notícias e curiosidades para as pessoas que se interessam pos assuntos relacionados à Endocrinologia, Nutrição e Saúde em geral.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Em quanto tempo você corre 1,6 Km?

Para pessoas de meia idade, essa simples medida de condicionamento físico pode ajudar a prever o risco de problemas cardíacos ao envelhecer.  Em dois estudos, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Texas Southwestern e do Instituto Cooper em Dallas analisaram níveis de condicionamento físico em 66 mil pessoas.
Em geral, a pesquisa mostrou que o nível de condicionamento de uma pessoa de meia idade é um bom indício da saúde cardíaca em longo prazo, mostrando-se tão confiável quanto os fatores de risco tradicionais como o nível de colesterol ou pressão sanguínea. Os dois relatórios foram publicados recentemente no Circulation e no The Journal of the American College of Cardiology, tendo como autor Jarret D. Berry.
Nesses estudos, a velocidade em que a pessoa corre na meia idade está associada ao risco de doença cardíaca quando ela for mais velha.  O exercício que se faz com 40 anos é relevante para o risco de doença cardíaca aos 80 anos. Berry notou que o ritmo de corrida é uma medida de condicionamento que as pessoas podem entender facilmente e um bom ponto de partida para avaliar a forma física em geral. Ele calculou que um homem de 50 anos que consegue correr 1.6 km em 8 minutos ou menos, ou uma mulher capaz de fazê-lo em 9 minutos, demonstra alto nível de condicionamento.  Correr 1,6 km em nove minutos para o homem e 10,30 minutos para a mulher é sinal de condicionamento moderado; homens que não conseguem correr em menos de 10 minutos e mulheres em menos de 12 minutos caem na categoria de baixo condicionamento físico.
As categorias fazem uma grande diferença para o risco de problemas cardíacos, segundo o estudo: os sujeitos no grupo de alto condicionamento tinham um risco de vida de 10 %, comparado com 30 % para os do grupo de baixo condicionamento.
O Dr. Berry diz que "as estimativas de tempo de corrida são parâmetros fáceis para pacientes e médicos começarem a conversar sobre forma física. Em geral, 1.6 quilômetros em dez minutos para homens de meia idade e 12 minutos para mulher representam um bom nível de condicionamento. A conclusão desses estudos é que o nível de condicionamento quando se é jovem é boa previsão de risco de doença cardíaca 30 ou 40 anos depois."
Embora níveis modestos de exercícios sejam melhores do que nada, ele continua, "o primeiro passo é levantar-se do sofá, mas a atividade vigorosa tem um efeito muito maior sobre o nível de condicionamento."

Fonte: SBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário