Bem vindos ao blog Endocrinologia em Pauta! Nele você encontrará um conteúdo fidedigno, atualizado, notícias e curiosidades para as pessoas que se interessam pos assuntos relacionados à Endocrinologia, Nutrição e Saúde em geral.


terça-feira, 12 de julho de 2011

Dia 15 de julho - Dia Internacional da Saúde do homem

12_07_11“ Saúde Masculina, como anda a sua?”

É com esse slogan acima que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) promove uma campanha nacional, com o objetivo de  informar sobre a importância do tratamento e cuidados da saúde masculina, bem como alertar para os sintomas relacionados às doenças que ela pode apresentar para diagnóstico e tratamento endocrinológico precoces.

A iniciativa é do  Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia (DEFA) da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), presidido pelo Dr. Alexandre Hohl, juntamente com a Comissão de Campanhas em Endocrinologia, presidida pela Dra. Adriana Costa e Forti.

Deficiência Androgênica no Envelhecimento Masculino (DAEM)

A partir dos 40 anos de idade, cerca de 20% dos homens podem perceber sintomas semelhantes à menopausa. De modo diferente das mulheres, os homens não têm um sintoma específico como a interrupção da menstruação para marcar a transição. Ambos, no entanto, são caracterizados por uma queda nos níveis de hormônios. Estrógeno nas mulheres, testosterona nos homens. As mudanças ocorrem muito gradualmente nos homens e podem ser acompanhadas por alterações nas atitudes e humores, fadiga, perda de energia, libido (desejo sexual), disfunção erétil e agilidade física. Nas quedas hormonais mais intensas e prolongadas, a perda óssea pode ocorrer, levando até a osteoporose masculina.

“O termo andropausa é equivocado, pois não ocorre uma parada de produção de hormônios sexuais nos homens com ocorre na menopausa com as mulheres. O que acontece é apenas um declínio progressivo e, às vezes, sintomático” destaca o Dr. Alexandre Hohl, presidente do DEFA da SBEM.

Com isto, tudo ocorre em uma época da vida em que muitos homens começam a questionar seus valores, realizações e objetivos de vida. É difícil perceber que as mudanças são ligadas mais a problemas hormonais do que só as condições externas.

O processo levando ao hipogonadismo parcial no envelhecimento masculino é conhecido como “andropausa” ou mais apropriadamente deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM). Segundo a médica endocrinologista da Regional São Paulo da SBE, Dra. Elaine Maria Frade Costa, autora das diretrizes do diagnóstico e tratamento do DAEM, para que o diagnóstico seja feito, os sintomas (inespecíficos) devem estar associados aos níveis baixos de testosterona. Diferente da menopausa, que geralmente ocorre em mulheres entre 45 e 55 anos, a “transição” dos homens pode ser bem mais gradual e se estende por décadas. Os especialista explicam que, com a idade, o declínio nos níveis de testosterona vai ocorrer praticamente em todos os homens. Porém, não há maneira de predizer quem vai ter sintomas de andropausa com intensidade suficiente para necessitar tratamento. Apenas a avaliação médica adequada que poderá responder.

Consulte seu Endocrinologista !

Fonte: Tierno Press
Publicado em SBEM-SP (12/07/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário