Bem vindos ao blog Endocrinologia em Pauta! Nele você encontrará um conteúdo fidedigno, atualizado, notícias e curiosidades para as pessoas que se interessam pos assuntos relacionados à Endocrinologia, Nutrição e Saúde em geral.


domingo, 4 de setembro de 2011

Parece Milagre!

A Revista Veja dessa semana, edição n. 2333, traz como capa um "novo remédio milagroso" para o emagrecimento.

Na verdade, o medicamento trata-se do Liraglutida (vendida sobre o nome comercial de Victoza).

A Liraglutida foi lançada há 3 meses no Brasil e simula uma substância natural do nosso organismo, o GLP-1, principal hormônio associado a sensação de saciedade e ao mecanismo de produção de insulina. Devido a essa última propriedade, essa droga é apenas indicada pelo fabricante (Novo Nordisk) e pelas agências de saúde, até o momento, para o tratamento de pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2, e não para obesidade isoladamente. 

Como a medicação tem se mostrado muito eficaz na perda de peso, a Novo Nordisk iniciou o processo para a aprovação da Liraglutida também como um emagrecedor. Os resultados das duas primeiras fases de testes em seres humanos são promissores. 

Agora, é aguardar a aprovação das agências de saúde para o uso do medicamento no tratamento da Obesidade - um problema de saúde pública grave que aumenta a cada dia em nosso país e em todo mundo.

Att.
Renata Antonialli

Fonte: Revista Veja

Um comentário:

  1. É lamentável ver na capa de uma das revistas mais vendidas no país algo assim! e o mais triste na matéria é que lá estão comentários de médicos endocrinologistas "famosos" com opiniões do tipo: "não é liberado para isto, mas eu faço!" e as alegações são 3 ou 4 casos onde a medicação foi prescrita e tudo correu bem! E o mais interessante é que isto é crença (eu acredito que funciona, logo prescrevo) e não ciência! Nada contra crenças, mas é preciso deixar cada coisa em seu lugar. Devemos lembras que muitas destas substâncias "milagrosas" acabam se revelando perigosos vilões à saúde, com o tempo. Por este motivo concordo totalmente com a Dra. Renata. Apesar das minhas crenças sobre a droga, só a indico para este fim após comprovação científica de sua eficácia (a longo prazo, pq trata-se de obesidade) e, principalmente, de sua segurança!
    Eduardo Coelho Machado
    Médico Endocrinologista
    Universidade Federal de Pelotas - RS

    ResponderExcluir