Na Revista Veja dessa semana (Edição 2283 - ano 45 - n° 34 de 22 de agosto de 2012), a reportagem de capa traz a respeito de um novo hormônio descoberto recentemente : A IRISINA.
A Irisina é um hormônio produzido pelos músculos com ação nas células adiposas. Esse hormônio age ativando determinadas células de gordura a termogênese. Ou seja, teoricamente a Irisina teria o poder de acelerar o metabolismo do tecido adiposo e portanto, de fazer emagrecer.
As descobertas sobre a Irisina, foram divulgadas nas revistas científicas Nature e Cell. Até o momento, o uso da versão sintética do hormônio foi testada apenas em camundongos. Os resultados são promissores em relação a perda de peso.
No entanto, devemos ser cautelosos na interpretação dos resultados pois os mesmos ainda não foram reproduzidos em Humanos. As experiências com Irisina em Humanos devem começar a partir 2013.
A reportagem é interessante e vale a pena ser lida, principalmente pela explicação sobre os demais hormônios que regem todo o nosso organismo (e como a reportagem mesma fala: são Muitos!!!). Isso é um dos motivos que torna o Ser Humano, um dos organismos mais fantásticos a serem desvendados.
Vamos esperar que os novos estudos nos tragam notícias ainda melhores para contribuir no tão difícil tratamento da Obesidade!
Att.
Renata Antonialli
Fonte: Revista Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário