O tabagismo é um problema sério e que mata milhões de pessoas ao ano. Como uma forma de conscientizar a população dos riscos do cigarro, hoje comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Só para lembrar, as doenças mais associadas ao cigarro são: doenças repiratórias (DPOC e enfisema), doenças cardiovasculares, AVCs, doença vascular periférica, impotência sexual, e várias formas de câncer, como o câncer de pulmão.
Em nossa capital, várias atividades estão sendo desenvolvidas para ajudar àqueles que querem abandonar o vício.
Hoje na praça esportiva Belmar Fidalgo, no período das 18:00 às 20:00 horas, uma equipe do Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo juntamente com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) estarão no local orientando a população e esclarecendo dúvidas sobre o assunto e o serviço oferecido pela Secretaria de Saúde para quem quer parar de fumar.
Junte-se nessa corrente CONTRA O TABAGISMO!!
Att.
Renata Antonialli
------------------------------------------------------------------------------------------------
A Secretaria de Saúde de Campo Grande realiza neste fim de semana, uma campanha para lembrar a Lei Anti-Fumo e conscientizar a população campo-grandense dos malefícios que o cigarro e outros produtos derivados trazem a saúde humana.
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande iniciou nesta sexta-feira (20/08), uma campanha para lembrar a Lei Anti-Fumo, e principalmente, para conscientizar a população campo-grandense dos malefícios que o cigarro e outros produtos derivados, trazem a saúde humana.
De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), a campanha e a mobilização realizada pela SESAU prosseguem também neste sábado (21/08), quando técnicos da secretaria percorrerão diversos estabelecimentos comerciais da cidade, para verificar se a Lei está sendo realmente cumprida.
Os técnicos da SESAU visitarão principalmente bares e restaurantes de Campo Grande, para verificarem se a Lei Municipal nº 150/2009, que proíbe o consumo de produtos fumígenos (fumo) derivados ou não do tabaco, em recintos fechados de uso coletivo, está sendo cumprido.
A blitz a ser realizado pelos técnicos da secretaria está prevista para começar à 22 horas (horário local) deste sábado, e eles darão prioridades para bares que ficam nas proximidades de universidades, como a Uniderp/Anhanguera e a Univerisdade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No entanto, também serão visitados os seguintes bares e restaurantes: Miça, Santo Mé, Café Mostarda, Barbaquá, Bodega e Meet Bar.
O objetivo da campanha é conscientizar a população campo-grandense em respeitar a Lei Anti-Fumo, e principalmente, alertar sobre os malefícios que o tabaco faz ao organismo humano.
Para comprovar se as pessoas e o estabelecimento comercial estariam desrespeitando a legislação municipal, os técnicos da SESAU usarão um equipamento denominado “monoxímetro”, também conhecido como “fumômetro” ou “bafômetro de cigarro”, usado para medir a quantidade de monóxido de carbono no pulmão do fumante.
Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a SESAU e a Prefeitura realizarão no dia 30 de agosto, das 08h às 12h, na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande, uma série de eventos, com apresentações musicais e teatrais. Também haverá a presença de técnicos e acadêmicos das seguintes instituições: SESAU, SES, INCRA, FUNASA, UFMS e Uniderp/Anhanguera.
Fonte: Campo Grande Noticias, To sabendo
Nenhum comentário:
Postar um comentário