Desde a polêmica do Liraglutide (Victoza) no início dessa semana, inúmeros pacientes tem me procurado querendo que eu prescreva o "remédio milagroso" da Revista Veja para emagrecer.
Mais uma vez, volto a enfatizar que essa medicação ainda NÃO está liberada nem pela Anvisa e nem pelo próprio laboratório fabricante (Novo Nordisk) para o uso em pacientes com obesidade isolada; APENAS para pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2.
No jornal O Globo do último domingo, 4 de Setembro, foi publicada uma matéria sobre os anorexígenos, sibutramina e os novos medicamentos para obesidade, da qual participaram a Dra. Rosana Radominki, presidente do Departamento de Obesidade da SBEM, e o Dr. Amélio de Godoy-Matos, ex-presidente da SBEM. Apesar de os endocrinologistas terem sido ouvidos, a maior parte das respostas fornecidas não foi publicada e a SBEM se sentiu na obrigação de publicá-las na íntegra, com as explicações completas enviadas à reportagem do jornal. Também nessa reportagem, houve um esclarecimento por parte da Dra. Rosana Radominki, a respeito da Liraglutide (Victoza). Segue abaixo o trecho:
Sobre o LiraglutideDra. Rosana Radominki - O Liraglutide é um fármaco análogo ao GLP-1 (glucagon-like peptide). O GLP1 tem efeitos no pâncreas melhorando a secreção de insulina e modulando a secreção de glucagon, com isto ajuda no controle do diabetes. Observou-se que também tem efeitos cerebrais e periféricos promovendo a saciedade e reduzindo a fome. Durante os estudos, além de melhorar o controle glicêmico, também ajudou a diminuir o peso dos pacientes. Já existem trabalhos publicados em obesos não diabéticos com excelentes resultados na perda de peso. No entanto somente é liberado para o uso em diabéticos (nome comercial = Victoza). Está sendo comercializado no Brasil desde Junho. Os estudos de fase III continuam, porque provavelmente as doses utilizadas para perda de peso serão maiores do que as utilizadas apenas para o controle do diabetes. Por enquanto seu uso em obesos NÃO diabéticos é "off label".
A reportagem está muito boa, objetiva e informativa. Para ler a matéria integral, clique aqui.
A Liraglutida (Victoza) é uma droga promissora no combate à Obesidade, porém não existe milagre! A base do tratamento da obesidade é SEMPRE adoção de mudanças de estilo de vida, com orientação dietoterápica e atividade física.
Vamos esperar que as agências de saúde aprovem a medicação para o tratamento de Obesidade isolada e que os estudos clínicos sejam finalizados para que se determine a dose a ser utilizada, eficácia e principalmente a segurança do medicamento para essa finalidade.
Att.
Renata Antonialli
Fonte: SBEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário