Nas últimas décadas não se sabia muito acerca da whey protein, mas nos últimos anos apareceram muitos suplementos alimentares que trouxeram mais informação e estudos deste produto. Atualmente, é o suplemento de proteína mais consumido em todo mundo.
O que é a Whey Protein
A whey protein é um conjunto de proteínas que se conseguem extrair do leite da vaca, no processo de fabricação de queijo. São extraídas da porção aquosa do leite, onde são mantidos os peptídeos do soro constituídos por: beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, albumina do soro bovino, imunoglobulinas e glicomacropeptídeos.
Vantagens da Whey Protein
A whey protein tem uma grande quantidade de aminoácidos essenciais e não essenciais, além de ser proteína de altíssima qualidade. Além disso, tem pouca quantidade de gorduras e carboidratos. Atletas, praticantes de atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica.
Valor Nutricional
Do ponto de vista nutricional, essas proteínas apresentam um excelente perfil de aminoácidos essenciais os quais nosso organismo não produz, tais como: triptofano, cisteína, lisina, leucina, isoleucina e valina; sendo esses três últimos, conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) que favorecem o anabolismo, assim como a redução do catabolismo protéico, favorecendo o ganho de força muscular e reduzindo a perda de massa muscular durante o processo de emagrecimento.
Vantagens da Whey Protein para ganhar peso
Para quem quer aumentar a massa muscular, a proteína é o melhor nutriente que pode consumir, por isso é que é tão adorada por bodybuilders e outros atletas que precisam de músculos fortes. A ingestão de proteínas acelera em muito esse crescimento muscular.
Vantagens em recuperação
A proteína é responsável pela reconstrução dos tecidos musculares no corpo humano, por isso o consumo de whey protein como suplemento pode ajudar a restabelecer o sistema imunitário e a recuperar de lesões.
Desvantagens da Whey Protein
Apesar de todas as vantagens para o corpo, não deve abusar do consumo deste suplemento (como de qualquer outro). No caso da whey protein, as complicações podem surgir no fígado e até mesmo, nos rins e devem ser monitorizadas e acompanhadas.
Portanto, a Whey Protein deve sempre ser suplementada por um médico e/ou nutricionista.
Para saber mais, assita a reportagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário