Bem vindos ao blog Endocrinologia em Pauta! Nele você encontrará um conteúdo fidedigno, atualizado, notícias e curiosidades para as pessoas que se interessam pos assuntos relacionados à Endocrinologia, Nutrição e Saúde em geral.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

IRISINA: o hormônio que emagrece como o exercício. Saiba Mais!!


Essa reportagem, apesar de ser antiga (publicada em 19/01/2012, no site da Abeso), fala um pouco mais sobre a IRISINA, o hormônio que pode ajudar no combate à Obesidade e que tem sido tão falado nas últimas semanas por ter sido matéria da capa da Revista Veja (acesse o post relacionado aqui), que pode ajudar no combate à Obesidade. 

Hormônio que Emagrece como Exercício Físico É Descoberto

Que a atividade física ajuda no combate à obesidade todos já sabem. A novidade é a descoberta de um hormônio capaz de imitar o efeito emagrecedor dos exercícios. Batizado de “irisin”, ele é idêntico em camundongos e humanos e promove uma espécie de energia que queima gordura.

A nova possível promessa para a redução de peso corporal é fruto de uma pesquisa, realizada no Instituto do Câncer Dana Farber, em Boston, nos Estados Unidos, e publicada na Nature International Weekly Journal of Science, este mês.

De acordo com Pontus Bostrom, autor do estudo, o irisin foi encontrado a partir da análise das funções da proteína PGC-alpha, relacionada aos benefícios da atividade física, que traz uma mensagem do músculo para o tecido adiposo.

O tecido adiposo, como já se sabe, é constituído por dois tipos de gordura: a branca, cuja função é acumular energia no corpo; e a marrom, que ajuda na queima de calorias ao gerar calor corporal.

Gordura Bege

Sendo assim, os cientistas injetaram o novo hormônio nas células de gordura branca dos camundongos. Estas, por sua vez, mudaram de cor, tornando-se bege, quase marrom.

Os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura e que receberam o novo hormônio gastaram mais energia e apresentaram menor peso em comparação aos que ganharam o placebo.

Segundo afirmou Jan Nedergaard - pesquisador de efeitos da gordura marrom, no Instituto Wenner-Gren, da Universidade de Estocolmo (Suécia) - o irisin “pode ser interessante para todas as questões relacionadas à obesidade”.

Fonte: Abeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário